Revista da Toca

Outubro 2020

Revista da Toca

Outubro | 2020

SEJA BEM-VIND@ À REVISTA DA TOCA

Como podemos desenvolver um modelo produtivo em harmonia com o planeta? Esta edição busca trazer algumas respostas com base em exemplos de ações concretas que estamos implementando aqui na Toca. É muito gratificante fazer algo que ajude a transformar para melhor a nossa realidade.

A seguir vamos falar de impacto ambiental e social positivo! E falar também de quem torna isso possível: no caso, os nossos ovos orgânicos. Quando a nossa atuação vem envolvida com senso de humanidade, de consciência e responsabilidade, a chance de dar certo é muito alta. Mas é preciso reconhecer que essa transformação também tem um custo econômico.

Por isso, quando você opta pelos nossos ovos orgânicos, não está apenas levando para casa um produto. Está também contribuindo para um novo paradigma produtivo.

Afinal, são eles que permitem que a Toca invista em uma produção Carbon Free. São eles que permitem que a gente patrocine o Orgânico Solidário, um movimento que surgiu na pandemia como uma ação emergencial e agora passa a ser permanente, ajudando produtores orgânicos e famílias em situação de vulnerabilidade. Também são eles que financiam o Toca Regenera, nosso programa de regeneração e sustentabilidade.

Então, queremos dar todo o crédito aos nossos ovos orgânicos. Fizemos um infográfico que irá mostrar um pouco a sua face social e ambiental. E também uma matéria sobre os benefícios que os ovos podem trazer à sua saúde.

Como sempre falamos, a nossa pauta na Revista da Toca é aberta. Se você tiver alguma sugestão, ou também críticas ou elogios, escreva para o nosso coordenador de comunicação e também editor da revista, pelo e-mail paulo.araujo@fazendadatoca.com.br.

Esperamos que aproveite!

Junte-se ao movimento orgânico solidário!

Temos a alegria de anunciar que essa nobilíssima iniciativa criada para atender a uma situação de emergência durante a pandemia veio para ficar. O Orgânico Solidário, que temos a satisfação de patrocinar desde o primeiro momento, estruturou uma cadeia solidária no setor de orgânicos, abrindo um novo canal de distribuição para os produtores e levando alimentos orgânicos e de graça a famílias em situação de vulnerabilidade.

Nesses poucos meses de existência, ganhou credibilidade, adesão e apoio suficientes para se institucionalizar, deixando de ser uma ação provisória e emergencial para se tornar um movimento permanente.

 

Fazenda da Toca é a primeira produtora de ovos carbon free do Brasil

Aliar as atividades produtivas à causa da regeneração e do impacto ambiental positivo significa abrir caminho em direção a uma relação harmônica entre produção, conservação e regeneração da natureza.

E transformar essa visão em ações concretas é o que faz a diferença. Por isso, temos a imensa satisfação de anunciar que somos a primeira empresa no setor de produção de ovos no Brasil a compensar todas as suas emissões de carbono, como parte do programa Carbon Free.

Nos próximos anos, plantaremos mais de 36 mil árvores na Toca, somente para essa finalidade, além destinar uma área de 100 hectares para recomposição de Mata Atlântica.

Uma união de forças entre a ciência e a produção regenerativa orgânica

Fazenda da Toca, Rizoma Agro, University College Dublin (UCD) e BiOrbic (Centro de Estudos em Bioeconomia da Irlanda) estão juntas em uma parceria para fazer a Análise de Ciclo de Vida de ovos e grãos orgânicos. Trata-se de uma das mais sofisticadas e aprofundadas metodologias para mensurar os impactos ambientais de um produto ou serviço.

Nessa empreitada, temos conosco a pesquisadora brasileira Michelle Savian, doutoranda pela UCD. Esse estudo será uma preciosa ferramenta para medirmos a pegada ecológica de nossa produção, identificar possibilidades de aperfeiçoamento da nossa operação e investigar que inovações e tecnologias estão disponíveis para melhorar a nossa eficiência ambiental em direção a um modelo produtivo cada vez mais sustentável.

Será uma grande contribuição para o setor de orgânicos e de produção agrícola regenerativa no Brasil e no mundo!

 

Quando os resíduos orgânicos viram alimento para o solo

Você já ouviu falar de Economia Circular? Esse é um conceito do desenvolvimento sustentável baseado na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. E é também a nossa inspiração no Toca Regenera, nosso programa de sustentabilidade.

Uma de nossas prioridades é a geração mínima de lixo em nossas operações. A compostagem é a estação final dos restos orgânicos. Esse material é todo enviado à nossa parceira Orga Fertilizantes, em Araras, onde é deposto e manejado em pátios de compostagem em larga escala para depois se transformarem em compostos orgânicos, voltando para a terra como adubo para alimentar outras lavouras.

Veja como cuidamos de nossos resíduos na Fazenda da Toca!

Infográfico: O que você leva para casa quando compra nossos ovos orgânicos

Quando vamos ao supermercado e passamos pelas gôndolas de ovos, nos deparamos com tantas informações, rótulos e nomenclaturas, que às vezes até nos perdemos nessa multidão de ofertas. Foi pensando nisso que tivemos a ideia de preparar este infográfico.

Como é sempre bom saber o real valor do que estamos levando para casa, e como também é difícil explicar em detalhes alguns conceitos no espaço de um estojo, resolvemos fazer uma espécie de “mapa de nossas embalagens” para mostrar o significado de alguns pontos principais. Com ele, você vai se familiarizar melhor com o nosso propósito, filosofia e o nosso processo produtivo voltado ao bem-estar das galinhas.

E por falar em ovos: O que ele podem fazer por sua saúde

Com tantos nutrientes essenciais à saúde, os ovos são cada vez mais recomendados como parte de uma dieta saudável. Não é à toa que a demanda cresce de forma acelerada. Projeções da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) apontam que devemos registrar neste ano um consumo de 250 ovos per capita, contra 230 no ano passado.

Por não conterem antibióticos, ou resquícios de transgenia, os orgânicos já levam vantagem em termos de saudabilidade, mas neste artigo vamos falar dos benefícios do ovo (sem distinções) para a nossa saúde.

Coletamos uma série de informações, que foram também revisadas pela nutricionista Lúcia Endriukaite, do Instituto Ovos Brasil (ao qual somos associados) e temos o prazer de compartilhar com você.

Uma quebra de paradigma na citricultura

Você já tomou suco de laranja, tangerina ou limão agroflorestal? Provavelmente não porque, em escala comercial, essas culturas são produzidas em sistemas convencionais ou em monocultivo.

Mas uma das missões da Rizoma Agro, empresa irmã da Toca, é quebrar esse paradigma e desenvolver modelos agrícolas regenerativos orgânicos em larga escala.

É aqui na Toca que a Rizoma desenvolve e opera seus sistemas agroflorestais (SAFs) e é aqui que promove uma série de pesquisas científicas para embasar um novo paradigma produtivo.

Nesta edição, queremos falar de um estudo pioneiro em andamento sobre os consórcios agroflorestais de citros em diferentes níveis de sombreamento, espaçamento e combinação de espécies, fatores fundamentais para o êxito de uma agrofloresta.

Outros destaques

Com produção executiva de Pedro Paulo Diniz, sócio-fundador da Fazenda da Toca e da Rizoma, o documentário Solo Fértil, disponível na Netflix, aborda as mudanças climáticas e o poder da agricultura regenerativa e de soluções sustentáveis no campo e na cidade para reverter o aquecimento global e regenerar o meio ambiente. Está imperdível.

Um novo relatório do Rodale Institute, organização de fomento à pesquisa em orgânicos demonstra que sistemas orgânicos e regenerativos produzem igual ou mais do que convencionais, derrubando o mito de que não têm produtividade suficiente para alimentar o mundo.

Se você, assim como nós, é amante dos animais e da natureza queremos te convidar a conhecer a Associação Animal Care, que acolhe animais silvestres vítimas do tráfico. Você também pode ajudar divulgando o trabalho ou contribuindo com doações.

INSCREVA-SE

Receba a Revista da Toca no seu e-mail

Translate »
Compartilhar